Apontamentos Gastronómicos pelo Mundo #10 – Fenícios Castilho (Cozinha Libanesa)

Ouvi falar do restaurante Fenícios pela primeira vez, há cerca de 2 anos. Até essa altura nunca tinha ouvido falar de cozinha libanesa e por isso não fazia ideia do tipo de gastronomia que era.  As opiniões que recebia, tanto do espaço como da comida, eram boas, por isso fiquei com imensa curiosidade de experimentar o Fenícios.

Existem dois Fenícios em Lisboa e segundo o que sei são mesmo os únicos restaurantes na cidade que servem comida Libanesa.
Optámos por escolher o Fenícios na Rua Castilho por causa da varanda com esplanada mas infelizmente não tivemos muita sorte com a noite em que fomos, estava a chuviscar. Mesmo assim, como não estava frio, arriscámos e ficámos lá fora, por baixo dos toldos da varanda. Como o tempo estava um pouco nublado não conseguimos aproveitar ao máximo a bonita vista mas ainda assim conseguimos vislumbrar ao longe o castelo de S.Jorge e um pouco do Rio Tejo.
O espaço é bonito mas relativamente simples e com poucos adereços da cultura Libanesa.
O staff é muito simpático e as duas pessoas que nos serviram ajudaram-nos bastante na escolha dos pratos.

IMG_1569

IMG_1589

IMG_1577

Depois de vermos a carta ficámos muito indecisos na escolha dos pratos mas acabámos por escolher a Mezza Fenícia(24€) que é composta por vários pratos Libaneses, uma espécie de degustação. Este prato é na verdade uma entrada mas a quantidade de comida servida é suficiente para uma refeição de duas pessoas.
A  Mezza Fenícia é composta por 7 pratos (serviram-nos 8), dos quais fazem parte o hoummos (grão-de-bico moído com pasta de sésamo e limão, servido em forma de puré), moutabal (beringelas grelhadas com pasta de sésamo, alho e limão servida em forma de puré), warak enab (especialidade libanesa servida em folha de videira e recheada com arroz, tomate, salsa e limão em azeite), tabbouleh (salada rica em salsa, acompanhada com tomate, hortelã, cebola, sumo de limão e azeite, misturados com trigo moído), falafel (pasteis de grão-de-bico, fava e especiarias), lahm vil ajin (tradicional pizza recheada com carne picada temperada, tomate, cebola e pimentos) e labneh (creme de queijo branco feito à base de leite fresco servido com azeite). Optámos por substituir o warak enab pelo Kibbé (“pasteis” de carne de vaca, moída com trigo e recheada com amêndoas) e ainda nos ofereceram a batata Harra (especialidade picante de batatas salteadas, temperadas com alho e coentros).
IMG_1580

IMG_1582

IMG_1579

Gostei da maior parte dos pratos, no entanto houve uns que não me convenceram. As batatas Harra tinham muito bom aspecto mas depois quando as provámos, não tinham muito sabor. O Kibbé foi outro prato que me desiludiu um pouco porque era o que tinha mais expectativas em experimentar, no entanto não gostei muito do sabor, achei demasiado forte em especiarias.
Por outro lado, gostei muito dos dois purés, hoummos e moutabal. Eram muito saborosos e combinavam bem com o pão Libanês que acompanhava a Mezza Fenícia.
Também gostei muito do lahm vil ajin e do falafel. Estavam muito bem temperados. Talvez tenham sido os meus pratos preferidos.
Para acompanhar a refeição pedi uma especialidade da casa, chá frio de cravinho e canela. Recomendo!
No final ainda ficámos com um espaçinho para a sobremesa. Pedimos a Baklawa (3,5€), um pastel recheado de amêndoas e pistachos.  Não desgostei mas achei demasiado doce, prefiro a textura e o sabor da Baklava Grega.

No geral, gostei de conhecer o Fenícios e de experimentar a gastronomia Libanesa mas confesso que não me cativou ao ponto de querer voltar lá brevemente. No entanto, se gostam de experimentar novos sabores e novas gastronomias, recomendo uma visita ao Fenícios.

IMG_1573

IMG_1586

Morada: Rua Castilho nº14C, Piso 7, Avenida da Liberdade, Lisboa.
Telefone:  308 803 685.
Dia(s) de Encerramento: Domingo.
Horário de Funcionamento: De segunda-feira a sábado das 19:30 às 23:00.
Área para fumadores: Varanda.

2 Comments

  • Inês diz:

    Olá Ana
    Aproveitei uma ocasião especial e fui a este Fenícios.

    De facto a varanda é ótima, mas como estava muito frio ficámos na mesa junto à mesma para ver a vista pela cidade.

    Eu escolhi a mesa fenícia vegetariana para 2 e gostámos de tudo exceto um prato que vinha enrolado numa especie de couve, era demasiado envinagrado achei intragável. De resto gostei bastante dos ditos “patés” que referiste e o falaffel era delicioso.

    Na varanda fuma-se? Coloco esta questão pois o ponto negativo do jantar foi o constante levantar de pessoas a abrirem a porta para irem fumar, não achei nada confortável para quem está sentado uma vez que vinha um frio desgraçado. Fiquei sem vontade de jantar futuramente na varanda exterior com receio de que efetivamente casos destes se repitam ou que, por norma, seja um local de fumadores.

    • Apontamentos Gastronómicos diz:

      Olá Inês :)
      Ainda bem que gostaste do Fenícios. Esse prato enrolado numa espécie de couve não comi, troquei por outro prato.
      Sim, na varanda fuma-se. Eu quando fui lá fiquei na varanda e como estava a haver um jantar de grupo havia sempre pessoal a ir à varanda fumar. É um bocado chato para os não fumadores =/
      Beijinho

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *