Sushi em casa

Gosto muito de comida japonesa e sempre tive alguma curiosidade em aprender a fazer sushi, por isso há uns meses atrás decidi fazer um workshop de sushi nivel 1 pela Orienta-te, um centro de estudos e formação sobre a cultura e língua chinesa e japonesa.
O workshop decorreu no restaurante Petis.co, na praia da Bafureira em Cascais com o chef António Muniz do sushi Bar do Hotel Ritz e teve a duração de 4h.
Iniciámos o workshop com uma breve história sobre o sushi e curiosidades da cultura japonesa, depois aprendemos a enrolar a esteira com papel aderente, a lavar e cozinhar o arroz e por fim a confeccionar as peças de sushi.
Começámos com a preparação do peixe, foi nos ensinado como se deve cortar as fatias de peixe da parte da barriga e do rabo do salmão, depois iniciámos confecção dos rolos, começando com o Hossomaki(fino e enrolado), este rolo tem a alga nori por fora, depois o Uramaki(enrolado ao contrário) tem o arroz por fora, os Niguiris(significa abraçar com a mão) que são bolinhas de arroz prensado com peixe por cima, e por fim os Temakis(enrolados com a mão) que são cones de alga nori com arroz e peixe por dentro.
Ao longo do workshop fomos aprendendo várias dicas e truques usados na confecção do sushi e no final ainda fizemos um brinde com sake.

 

Peças de sushi feitas no workshop
Depois do workshop fiquei cheia de vontade de experimentar fazer sushi em casa, por isso quando houve oportunidade e tempo resolvi fazer um almoço de sushi caseiro, incluindo rolos quentes e tempura de camarão que não ficaram nada maus.
Só é pena o tempo que se leva na preparação do sushi, principalmente o arroz, o resto vai lá com a prática.
Sushi feito em casa

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *